PAA Itabuna adquire mais de 133 mil quilos de alimentos da agricultura familiar
Até o final do mês de fevereiro, mais de 133 mil quilos de alimentos cultivados pelos pequenos produtores foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado em Itabuna pela Prefeitura Municipal, responsável organização, coleta, pesagem e distribuição dos produtos para associações e entidades sociais. Os recursos no valor R$ 306.853,74 são do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e depositados diretamente nas contas dos pequenos produtores rurais. Eles sacam o dinheiro com o Cartão do Produtor no Banco do Brasil, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Lanns Almeida Filho, informa que os produtos agrícolas, a exemplo de bananas da prata e da terra, jaca, coco verde, mamão e hortaliças em geral, são recolhidos das associações dos pequenos produtores pelos técnicos da Seagrima, duas vezes por semana, e entregues nas 11 instituições filantrópicas cadastradas pelo município.
Lanns Almeida reforça a importância do Programa de Aquisição de Alimentos que visa o combate à fome e pobreza, a geração de emprego e renda e o fortalecimento da agricultura familiar. E diz ainda que, além de toda essas vantagens O PAA contribui muito para a manutenção e funcionamento das instituições filantrópicas, que segundo afirma, exercem um papel fundamental assistência social em Itabuna.
O secretário disse também que a Prefeitura tem feito esforço para que todos os pequenos produtores da agricultura familiar participem das políticas públicas implementadas pelo atual governo municipal, como alternativa eficaz para uma melhor qualidade de vida de toda a comunidade, e em especial para o homem do campo.